Aberto novo período de inscrições para o 14o. EFLAC

Aberto novo período de inscrições para o 14o. EFLAC

Foi aberto novo período de inscrições para o 14o Encontro Feminista da América Latina e Caribe: de 15 de agosto a 15 de setembro. Quem tem interesse em participar deve ficar atenta e acessar a página oficial aqui. Diversas mas não dispersas é o tema desta nova edição, que acontecerá no Uruguai, entre 23 e 25 de novembro de 2017. Em breve a comissão organizadora do encontro divulgará mais informações sobre esta nova etapa de inscrições.

O principal objetivo do encontro é contribuir para o fortalecimento da democracia na América Latina desde a incorporação dos direitos humanos das mulhere, numa perspectiva feminista na agenda dos Estados e sociedades, para proporcionar um espaço de discussão e reunião entre as várias expressões do movimento feminista na América Latina e no Caribe, como parte da sociedade civil organizada.

 

Um pouco de história: Os encontros feministas na América Latina e no Caribe nasceram em Bogotá 36 anos atrás, como a forma mais inovadora, diversificada e poderosa para “encontro” entre as feministas da região.

Em 2014, durante o XIII Encontro Feminista da América Latina e do Caribe (EFLAC), que aconteceu no Peru, o Uruguai foi escolhido para sediar o XIV Encontro, convencido de que o país tem todas as condições para organizá-lo.

O encontro que acontece no Uruguai tem conotações importantes: a primeira é que há mais de 20 anos que uma reunião deste tipo não é feita no Cone Sul (o último foi na Argentina, em 1990), impedindo muitas mulheres desta região de participarem pelo alto custo de passagens aéreas para outras regiões. E acontecer no Uruguai tem ainda um significado simbólico para o feminismo, já que o país é um dos que mais têm avançado nos últimos anos em termos de reconhecimento dos direitos das mulheres.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 × 5 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>