Colóquio internacional discute colonialidade/ decolonialidade

Colóquio internacional discute colonialidade/ decolonialidade

Na semana que antecede o Fórum Social Mundial, Salvador sediará o IV Colóquio Internacional Colonialidade/Decolonialidade do Poder/Saber/Ser. Em sua quarta edição e pela primeira vez no Brasil, o evento que acontece de 9 a 11 de março no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC (Colégio Central, Nazaré), traz como tema “Abordagens pedagógicas transformadoras”. Todas as edições contemplam rodas de diálogos com convidados/as mestres dos saberes ancestrais, além de pesquisadores/as, estudantes e artistas. O público estimado é de 200 participantes.
A conferência de abertura conta com a presença de Catherine Walsh, da Universidad Andina Simón Bolívar, na Bolívia. Socióloga, pedagoga e intelectual-militante, Catherine é uma importante referência no campo dos estudos sobre temas como interculturalidade crítica e decolonialidade; gênero e pensamento feminista e pedagogias decolonias.
As Rodas de Diálogo contam também com a participação das mestras Dona Maria de Xindó (mestra da cultura popular, sambadeira), Janja Araújo (mestra de capoeira, professora da UFBA, líder do NEIM), Bule Bule (um dos mestres da cultura nordestina mais renomados do Brasil), Dona Joca (líder comunitária da comunidade quilombola de pescadores e marisqueiras Dom João, em São Francisco do Conde-BA) e dxs pesquisadorxs Florêncio Vaz (Universidade Federal do Oeste do Pará), Clélia Côrtes (CISAIS/ Universidade Federal da Bahia), José Jorge de Carvalho (Universidade de Brasília) e Luiz Fernandes de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
Na programação estão mais de 100 apresentações de trabalho nas sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica, 10 oficinas, acontecimentos artísticos, rodas de diálogo, além da exposição e venda de publicações, escambo, sempre em estreita sintonia com o tema central do Colóquio. Participam do evento pesquisadoras e pesquisadores, mestres e mestras do saber, estudantes, professoras e professores, artistas e representantes da sociedade civil. O IV Colóquio também integra a programação do Fórum Social Mundial que acontece em Salvador entre 13 e 17 de março.

Histórico – O “Colóquio Colonialidade/Decolonialidade do poder/ saber/ ser” vem sendo promovido por diferentes instituições e países da América Latina e visa proporcionar um espaço de encontro, debates e formulação de saberes que gere e estimule uma agenda permanente para o avanço de questões relativas aos países latino-americanos. Em 2011, ano de sua primeira edição, realizada na Universidad Austral de Chile, em Valdivia, foi proposto o subtema “Miradas desde el sur”. Entre os conferencistas convidadxs, contou-se com a presença de Nelly Richard, Sergio Mansilla e Adolfo Albán Achinte.
A segunda edição aconteceu em 2013, na Universidad Nacional de Costa Rica e teve como subtema “Educación, Pedagogía y Cultura”. Esta edição teve como conferencistas o poeta mapuche Bernardo Colipan e os educadores Patricio Guerrero, José Solano e Amilcar Carrasco. Já a terceira edição foi realizada em 2015, na Universidad Pedagógica Nacional, em Bogotá, Colômbia e contou com Ramón Grosfoguel, Adriana Paredes Pinda, Marisol Vidal Castillo e Ana Dalila Gómez Baos, representante do povo rom na Colômbia, como conferencistas convidadxs.

Realização – O evento é resultado do trabalho integrado entre diferentes universidades latino- americanas: Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano (Colombia); Universidad Austral de Chile; Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colombia); Universidad Nacional de Costa Rica; Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina); Universidad Pedagógica Nacional (Colombia); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Campus dos Malês); Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A IV edição conta com apoio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e do Instituto Inspirare.
PROGRAMAÇÃO Sexta (9/03)
Casa da Música (Itapuã)
9h – 11h – Abertura com Roda de Diálogo
Convidadxs: Dona Ma. De Xindó, Mestra Janja Araújo, Clélia Côrtes, Florêncio Vaz Mediação: Elízia Ferreira (UNILAB)
Colégio Central (Nazaré)
13h-14 – Credenciamento
14h-17h – Sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica 17h30-19h – Roda de Diálogo
Convidadxs: Catherine Walsh e Bule Bule
Mediação: Felipe Milanez
Sábado (10/03)
Local: Colégio Central
9h-12h – Acontecimento Artístico: Taller-Mural de História Oral Soteropolitana + Oficinas 14h-17h – Sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica
17h30-19h – Acontecimento Artístico: Estella + Sarau
Domingo (11/03)
Local: Colégio Central
9h-12h – Acontecimento Artístico: Erranças: uma pesquisa em dança e capoeira + Oficinas
14h-17h – Roda de Diálogo
Convidadxs: José Jorge de Carvalho, Monilson dos Santos Pinho, Luiz Fernandes de Oliveira, Joselita Gonçalves (Dona Joca)
17h30-19h – Confraternização de encerramento

SERVIÇO
O quê: IV Colóquio Internacional Colonialidade/Decolonialidade do Poder/Saber/Ser
Quando: 09 a 11 de março (dia todo)
Onde: Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC (Colégio Central, Av. Joana Angélica, Nazaré, Salvador-BA). Apenas a abertura (9/3 pela manhã) será na Casa da Música, em Itapuã.
Como participar: As inscrições de participação com certificado são pagas e devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5draUJp8uzP9C4_JRvFFasnse3fffNyVLiRBnpz9n 2ZyHeQ/viewform?c=0&w=1. Para aquelxs que não desejem certificado, as atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia no site: https://decolonialidadebah.wixsite.com/ivcoloquio
MAIS INFORMAÇÕES
Site: https://decolonialidadebah.wixsite.com/ivcoloquio
E-mail: decolonialidade.bahia@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/IVColoquioColonialidadedecolonialidade/ Comissão Organizadora:
Fayga Moreira (Coordenação Geral) – 71 9 9208-7983
Bruna Hercog (Comissão de Comunicação) – 71 9 8864-1906

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>