Debate com feministas da América Latina terá transmissão online

Debate com feministas da América Latina terá transmissão online

O 8 de Março de 2017 ficou na história da movimentação das mulheres em todo o mundo, como um grito por liberdade, pela garantia de direitos e pela luta por um mundo onde as desigualdades e a opressão não sejam marcadores dos corpos e das vidas das mulheres. E este também é o ano do XIV Encontro Feminista da latino-americano e do Caribe (XIV EFLAC). E a Universidade Livre Feminista começa a traçar um percurso preparatório rumo ao encontro.

Para darmos os passos iniciais desta caminhada, que termina no Uruguai, em novembro deste ano, iremos transmitir o debate Feminismos na América Latina – um panorama internacional com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Brasil, nesta sexta, 31, às 19h. e contará com transmissão online da Universidade Livre Feminista. O debate é uma iniciativa da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a Articulación Feminista Marcosur (AFM) e Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Lançamento do Encontro Feminista

Na mesma noite, acontecerá o lançamento da chamada para o XIV EFLAC Uruguay – Encuentro Feminista Latinoamericano y del Caribe, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em novembro deste ano. O debate acontecerá no Centro Cultural Feminista do SOS Corpo e terá transmissão online através da Universidade Livre Feminista.

O panorama contará com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru, que falarão sobre seus referenciais históricos e contemporâneos. Saberemos também a respeito das lutas compartilhadas, dos traços e distinções entre cada movimento.

O painel está sendo organizado pela AFM, Articulação de Mulheres Brasileiras e Fórum de Mulheres de Pernambuco.

De acordo com Verônica Ferreira, da coordenação da Marcosur, o debate se beneficiará “das vibrações dos atos do 8 de março realizados em dezenas de países, que fizeram a América Latina e o mundo tremer por afirmar que livres e vivas nos queremos”.

As mulheres convidadas para o debate aberto já estão reunidas em Recife num encontro promovido pela AFM para definir as estratégias da articulação no intuito de ampliar a visibilidade e atuação das organizações e movimentos que a compõem a rede feminista latina. O encontro acontece a partir desta quarta (29) em Boa Viagem e a atividade da sexta-feira (31) marca o encerramento do encontro.

A noite terminará com o lançamento da convocação para o XIV Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em novembro deste ano.

*Feminismo Popular* – Na ocasião também será lançado o livro da pesquisadora do SOS Corpo, Carmen Silva, Feminismo Popular e as lutas antissistêmicas.

SERVIÇO

Feminismos na América Latina – um panorama internacional com feministas do México, Chile, Guatemala, Bolívia, República Dominicana, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Brasil.

Quando? Sexta-feira, dia 31 de março

Horário: 19 às 22h

Onde? SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia

Endereço? Rua Real da Torre, 593, em frente ao Mercado da Madalena

 

#feminismoslatinoamericanos #AmericaLatinavaisertodafeminista #VivaseLivresmosqueremos 
#AFM  #encuentroAFM
Fonte: SOSCorpo/comunicação
Foto: Paula Andrade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 × um =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>