Dossiê sobre criminalização das mulheres pela prática do aborto no Brasil

Dossiê sobre criminalização das mulheres pela prática do aborto no Brasil

No dia 28 de setembro, dia Latino-Americano de Luta pela Descriminalização do Aborto, a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto lançou o dossiê Criminalização das mulheres pela prática do aborto no Brasil (2007-2015), que aborda o contexto de normatização sobre aborto, as estratégias e ações de criminalização das mulheres que abortam e reúne casos de criminalização dos últimos nove anos. Contemplando, assim, temas tão caros à saúde reprodutiva das mulheres brasileiras.

A fim de oferecer um instrumento para uma atuação crítica nesta conjuntura tão desfavorável, o documento aponta para as diversas estratégias e ações de criminalização das mulheres que envolvem os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Após apresentar um panorama da normatização sobre aborto no país e destacar algumas ameaças nas três esferas de poder, o dossiê faz um apanhado sobre de que maneira as religiões têm influenciado no cenário político de discussão e decisão sobre a interrupção voluntária da gravidez.

É possível baixar o dossiê no blog da Frente Nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

um × 4 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>