#leiamulheres especial mulheres lésbicas: Fun Home, Alison Bechdel

#leiamulheres especial mulheres lésbicas: Fun Home, Alison Bechdel

Nas últimas semanas, nós embarcamos na ideia de incentivar a leitura de livros escritos por mulheres. Fizemos uma série de indicações de livros de escritoras negras. Agora, aproveitando o embalo da Semana da Visibilidade Lésbica, vamos dar algumas dicas de livros escritos por mulheres e que tem personagens lésbicas como protagonistas da trama.

A nossa primeira sugestão é o Romance Gráfico Fun Home, da quadrinista americana Alison Bechdel. A obra, autobiográfica, conta como a própria Alison lida com a construção da sua sexualidade, e sobre a sua relação com a família, em especial seu pai, Bruce Bechdel. Pela obra, a autora recebeu o prêmio Eisner em 2007. O quadrinho também foi adaptado num musical da Broadway, que venceu 5 prêmios Tony Awards, incluindo melhor musical (neste ano).

No Brasil, o romance foi publicado em 2012, pela editora Contraponto, com tradução de Duarte Sousa Tavares.

FunHome_08

Sobre a autora

alison_bechdel_2Alison Bechdel é feminista, ativista lésbica e é famosa por seus romances gráficos e por ter sido a inspiração para a criação do teste de Bechdel*. Na série de quadrinhos Dykes to Watch Out For (ainda sem tradução para o português), que conta histórias sobre as vidas, amores e militância lésbica de um grupo de mulheres dos Estados Unidos, uma das personagem expressou a ideia básica do teste, que consiste no questionamento de obras de ficção sobre se ela possui pelo menos duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem. Algumas vezes se adiciona a condição de que as duas mulheres tenham nomes.

Bechdel Nasceu em 1960, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Seu primeiro trabalho em quadrinhos foi aDykes to watch out for, publicada de 1987 a 2008, e que chegou a circular em mais de cinquenta jornais. A publicação em livro das tiras vendeu mais de 200 mil exemplares. Em 2006, lançou a premiada graphic-novel Fun Home – Uma tragicomédia em família, publicada no Brasil pela editora Conrad.
Twitter: @AlisonBechdel

 

#leiamulheres #leiamulhereslesbicas #leiamulheresfeministas #leiamulheresuniversidadelivre #universidadelivrefeminista #livrodemulheres #readwoman #readfeministwoman #funhome

 

leia-mulheres1-01

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 − três =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>