#leiamulheres especial mulheres negras: “Um defeito de cor”, Ana Maria Gonçalves

#leiamulheres especial mulheres negras: “Um defeito de cor”, Ana Maria Gonçalves

Ana Maria Gonçalves escreveu um dos mais importantes romances da literatura brasileira sobre as mulheres negras: “Um defeito de cor”. Trata-se da primeira grande saga histórica em voz feminina no romance brasileiro.

A nossa segunda indicação do #leiamulheres nos conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. A obra foi inspirada na vida de Luísa Mahin.

São quase mil páginas de uma história que precisava mesmo ser contada. Quando lançado, em 2006, o romance conquistou o Prêmio Casa de las Américas na categoria literatura brasileira.

Sobre a autora:

ana_maria_goncalves

Ana Maria Gonçalves, nasceu em 1970, em Minas Gerais. Trabalhou como publicitária em São Paulo, mas abandonou a profissão em 2002 para morar em Itaparica e escrever seu primeiro livro, “Ao lado e à margem do que sentes por mim”. Mais tarde, fixou residência em Nova Orleans.

 

leiamulheres

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 − sete =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>