A Universidade Livre

564854_10150988388672463_1539684875_n

É um projeto feminista, construído de forma coletiva e colaborativa, cujo objetivo é congregar, catalisar e fomentar ações educativas, culturais, artísticas; de produção de conhecimento e compartilhamento de saberes acadêmicos, populares e ancestrais, numa perspectiva contracultural feminista, antirracista e anticapitalista. Através da Universidade Livre pretendemos promover a reflexão e a troca de ideias, vivências e experiências entre mulheres de diferentes identidades e campos de atuação (político, artístico, cultural, acadêmico, comunitário), assim como com outros grupos e indivíduos.

Em um processo contínuo de autoformação, a Universidade Livre Feminista busca estimular a formulação de análises e métodos que fortaleçam a ação política, individual ou coletiva, das mulheres em toda a sua diversidade, de modo que, juntas, possamos contribuir para a construção de uma sociedade justa, igualitária, não hierárquica, criativa e libertária.

Tendo se iniciado como um espaço virtual, hoje a Universidade Livre também se faz presencial e está aberta a mulheres e homens de todo o país. Hoje cerca de 3.000 pessoas estão inscritas na nossa rede e quase 5.000 acessam diariamente o portal de notícias. Na nossa plataforma virtual disponibilizamos artigos, cartilhas, livros e vídeos (alguns produzidos pelas próprias participantes). Recorrendo às novas tecnologias da informação e da comunicação, também promovemos fóruns virtuais de debate e oferecemos cursos online. Tudo isso construído no marco do pensamento político feminista, das práticas, lutas políticas, e movimentação social das mulheres por um mundo melhor.

 

Até o momento, a iniciativa da Universidade Livre Feminista está ancorada em um programa do Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA, em colaboração com outras organizações e movimentos feministas. No entanto, desejamos que ela se amplie e se consolide como um projeto coletivo de pessoas, organizações e movimentos.

Para tanto, é importante que mais e mais mulheres – do Brasil, da América Latina e, quem sabe, de outros continentes – façam parte conosco desse projeto. Queremos construir, coletivamente, uma universidade libertária e feminista, que colabore para a construção diversificada de conhecimentos e processos de contra-hegemonia e contracultura ao patriarcado, ao racismo, ao etnocentrismo, à lesbo-homofobia e ao capitalismo.

Até o momento (pois que este é um projeto em construção), a Universidade Livre existe para:

 

  • Gerar, catalisar e impulsionar processos de produção de conhecimentos, aprendizagens e formação livres;
  • Facilitar a conexão entre pessoas, em especial, entre as mulheres, promovendo o compartilhamento e o intercâmbio de experiências e a sua expressão em diversas linguagens;
  • Apoiar, fortalecer e colaborar para expandir a criação libertária artística, cultural e política das mulheres que estão na luta por transformação;
  • Fortalecer e ampliar processos de construção política autônoma dos movimentos de mulheres e feministas, de seus pensamentos e de suas lutas.

Nossa intenção é, portanto, proporcionar um espaço para a experiência política e pedagógica libertária cotidiana e transformadora das mulheres. Para tanto, a disposição, a iniciativa e a colaboração de todas são muito bem vindas, uma vez que são as mulheres que desejam a Universidade Livre Feminista que a fazem acontecer no cotidiano.

Para fazer parte, você só precisa chegar, se apresentar, receber, entregar, compartilhar e ajudar a formar este espaço de trocas solidárias.