Relações mediadas digitalmente são tema da nova Revista Pagu

Relações mediadas digitalmente são tema da nova Revista Pagu

Percursos digitais: corpos, desejos, visibilidades – Cadernos Pagu n.44 jan./jun. 2015
organizado por Iara Beleli e Richard Miskolci

Revista_Pagu_UNICAMP

Por Carolina Branco

Nos últimos dez anos, computadores portáteis, smartphones, tablets, ganharam importância na vida das pessoas, que trabalham, se socializam e, inclusive, flertam e criam relações amorosas por meio deles. No mês de comemoração dos 20 anos da internet comercial, Percursos Digitais, dossiê organizado por Iara Beleli e Richard Miskolci, compõe o próximo número dos cadernos pagu, que reúne pesquisas sobre as relações mediadas digitalmente, abrindo um debate sobre os impactos da tecnologia na vida das pessoas em contextos variados e como essas relações são atravessadas por diferenças de gênero, sexualidade, étnico-raciais, geracionais e regionais.
Considerando o continuum on-offline em que vivemos, a disseminação das relações mediadas aponta para a criação de novas sociabilidades e subjetividades, borrando fronteiras entre público e privado, pessoal e político, que se revelam inextricavelmente associados. O conjunto de textos remete à produção de regimes de visibilidade que tem seu lócus na gestão de segredos e/ou na produção do ativismo feminista contemporâneo. As reflexões perpassam, ainda, o uso de tecnologias na gestão de relações extraconjugais, na busca amorosa-afetiva-sexual e no âmbito de mercados matrimonias transnacionais. Os artigos levam a uma reflexão sobre as formas-corpo que emergem desses cenários/ambientes digitais e os desafios éticos e metodológicos que estudos com mídias digitais têm enfrentado.
Revista Pagu/Unicamp no SCIELO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 + nove =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>