Campanha educativa “Feminismo com quem tá chegando” (ou por que não fazemos um curso básico sobre Feminismo?)

Campanha educativa “Feminismo com quem tá chegando” (ou por que não fazemos um curso básico sobre Feminismo?)

Sempre nos perguntam por que a Universidade Livre Feminista não oferece um curso básico sobre Feminismo. E apesar de não falarmos muito sobre isso para as pessoas em geral, nós discutimos o assunto muitas e muitas vezes, ponderando sobre as necessidades e limitações do que é oferecer algo inicial para quem está chegando no movimento, querendo conhecer e entender mais.

O principal resultado dessa discussão foi o curso “Feminismo com quem tá chegando”, que já teve quatro edições. Não é básico, nem para iniciantes e muito menos para quem está chegando. É “com quem”. Porque a proposta é conversar no sentido de “provocar” o debate e incentivar que cada uma se engaje nos caminhos possíveis. 

O curso é antigo, mas a procura aumentou muito nos últimos meses, por causa do isolamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. E decidimos resgatar o básico da nossa proposta, que é provocar a reflexão coletiva. Em Porque não fazemos um curso básico sobre feminismo: UM MANIFESTO, falamos mais sobre isto. Ele traz alguns dos princípios que vêm norteando as nossas formações até aqui. 

A campanha

A Campanha Educativa “Feminismo com quem tá chegando” bebe dessas reflexões e construção coletiva e pretende convidar todes que quiserem para trilharem este caminho com a gente a partir de uma rede social. A live de lançamento vai ser na quarta, 2 de setembro, às 18h, no nosso perfil no Instagram: @ulivrefeminista.


Nos próximos meses, vamos propor debates através de referências a partir do nosso perfil no instagram @ulivrefeminista e todo o conteúdo ficará disponivel em nosso site  para download. Serão 5 trilhas de aprendizado para percorrermos juntas. A cada duas semanas será proposta uma nova trilha, que estimula reflexão sobre feminismo. Durante essas duas semanas, postaremos materiais diversos, como vídeos, fotos e enquetes, para estimular debate acerca do tema de cada trilha. As trilhas foram divididas assim:

Trilha 1: Diversas mas não dispersas

Trilha 2: Feminismo “com quem” está chegando

Trilha 3: Rompendo com os Silêncios

Trilha 4: Um pouco da história do feminismo no Brasil

Trilha 5: Feminismo Popular

Nós entendemos que o feminismo é uma construção coletiva e por isso acreditamos que nossos caminhos são dialógicos. Vamos propor, ao longo das trilhas, momentos de diálogo através da caixa de perguntas do Instagram e também nos comentários das postagens.

As limitações da plataforma nos colocam diferentes desafios nesse novo esforço pedagógico, mas estamos confiantes e dispostas a experimentar o Instagram como uma ferramenta para a pedagogia feminista. 

Para participar, siga nosso perfil no Instagram @ulivrefeminista

Chame as amigas e quem se interessar, crie grupos de estudos e traga suas provocações.

Campanha Educativa “Feminismo com quem tá chegando”

Perfil da Universidade Livre Feminista no Instagram: @ulivrefeminista

Live de lançamento: Quarta, 2 de setembro de 2020

Horário: 18h

Informações: através e-mail contato@feminismo.org.br, ou por direct message no perfil @ulivrefeminista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>