Carole Pateman participa de debate sobre participação política das mulheres

Carole Pateman participa de debate sobre participação política das mulheres

O Painel Pequim+20: Mais Mulheres na Política discutirá as perspectivas de superação dos principais obstáculos para a participação das mulheres brasileiras na política parlamentar no curto, médio e longo prazo. O evento ocorrerá em Brasília mas terá transmissão online pelo site do Interlegis.

Carole Pateman (1940-) é cientista política, conhecida como crítica da democracia liberal e um dos expoentes da literatura teórica sobre democracia participativa. Para os estudos feministas, sua contribuição mais popular é o livro O contrato sexual, em que oferece uma inovadora reinterpretação da teoria política. Nesta obra, Carole Pateman mostra como as discussões tradicionais do Contrato Social – de teóricos clássicos como Hobbes, Pufendorf, Locke ou Rousseau, a teóricos recentes, como James Buchman ou John Rawls – ignoraram a questão do contrato sexual, que estabelece o patriarcado moderno e a dominação dos homens sobre as mulheres. A autora examina o significado da ficção política do contrato original ao se apresentar como assegurador da liberdade individual. Essas relações são exemplificadas em contratos que fazem parte da vida cotidiana, como os de casamento, trabalho, prostituição e o recente contrato de barriga de aluguel.

unnamed

14 de Abril de 2015 – 9 às 17 horas
Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães/Interlegis – Brasília

* Transmissão online em www.interlegis.leg.br

9h – Solenidade de abertura
Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, e Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

9h30 – Palestra Participação e Representação Política das Mulheres
Palestrante: Carole Pateman, professora emérita de Ciência Política da Universidade da Califórnia (UCLA) e autora de O Contrato Sexual (Paz e Terra); Participação e Teoria Democrática (Paz e Terra); Democracy, Feminism, Welfare; The Disorder of Women: Democracy, Feminism, and Political Theory e Feminist Interpretations and Political Theory (sem tradução no Brasil), entre outros títulos.

10h30 às 12h – Sessão 1: Reforma política inclusiva das mulheres
* Apresentação dos dados da Pesquisa IBOPE/Instituto Patrícia Galvão ‘Mais Mulheres na Política’ e debate sobre as propostas em debate no Congresso Nacional e a Campanha Mais Mulheres na Política.
Painelistas: senadora Vanessa Grazziotin (Procuradora Especial da Mulher no Senado Federal) e a jornalista Tereza Cruvinel (colunista do Brasil 247 e comentarista do Rede TV News).
Moderadora: Nadine Gasman

12h – Recomendações para incidência no debate público.

12h30 – Almoço

14h às 15h30 – Sessão 2: Partidos e Mulheres na Política – Barreiras à entrada e permanência nos espaços de poder nos partidos
* Como o financiamento de campanha e as engrenagens partidárias se colocam como obstáculos à carreira política para as mulheres.
Painelistas: deputada federal Érika Kokay (A CONFIRMAR), Luiz Felipe Miguel (coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da UnB) e Rosali Scalabrin (Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República)
Moderadora: Albertina Oliveira (socióloga, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas)

15h – Recomendações para incidência no debate público.

15h30 às 16h30 – Sessão 3: Mulheres e Candidaturas – O desafio da inclusão e permanência na disputa eleitoral
* Dilemas nos espaços público e privado (candidatura, trajetória pessoal, atuação política, família, tempos do processo eleitoral, relação com os partidos, financiamento etc).
Painelistas: Clara Araújo (coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Rachel Rua (Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença e do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras) e Fátima Pacheco Jordão (socióloga, pesquisadora e especialista em pesquisas de opinião)
Moderadora: Jacira Melo

16h30 – Recomendações para incidência no debate público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>