Coletivo de SP lança documentário Mucamas

Coletivo de SP lança documentário Mucamas

O Brasil é o país com o maior número de domésticas do mundo. Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Trabalho, são 6,7 milhões de mulheres na função, representando 17% das trabalhadoras do país. É para ouvir a voz dessas mulheres, que o coletivo Nós, Madalenas lançou no
último dia 27, na Casa de Lua. Com duração de quinze minutos, o filme joga luz sobre mulheres que dedicam suas vidas à vida de outras famílias. O que torna o projeto ainda mais especial é que as entrevistadas são mães de cinco integrantes do coletivo.

Ambientado na maior cidade do país, São Paulo serve de pano de fundo para relatos intimistas que revelam a necessidade de repensarmos o papel dessas profissionais no mundo em que vivemos. Conversamos com a Ione Gonçalves, estudante de Artes Visuais e editora do documentário, que nos contou mais o coletivo e o projeto do documentário.

Leia a entrevista com Ione no THINK OLGA.

Quer mais dicas de filmes e documentários sobre as mulheres e o feminismo? Acesse nossa página de recomendações.

E para saber mais sobre o tema, recomendamos o livro Libertas entre sobrados, de Lorena Féres da Silva Telles, que fala das empregadas domésticas em São Paulo no início do século XX.

mucamas_nos_madalenas_documentario_feminismo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>