Curso Navegando juntas pelos desafios da internet

Curso Navegando juntas pelos desafios da internet

De que forma essa pandemia mudou a sua relação com as tecnologias? Quais são os principais obstáculos que você encontra nesse uso? As ferramentas digitais têm ajudado na organização política do seu movimento ou coletivo? Estamos seguras na internet? Que cuidados a gente precisa ter pra não se expor demais? O que essas tecnologias têm nos trazido de bom e de ruim?

Essas são algumas das questões que queremos discutir no curso Navegando Juntas pelos Desafios da Internet, organizado pela Universidade Livre Feminista. A proposta é refletirmos sobre o lugar da internet nas nossas vidas e como a gente tem se sentido com a presença tão intensa dessas tecnologias no nosso dia a dia, para que a gente possa fazer um uso crítico e potente do que esse universo pode nos oferecer. As inscrições estarão abertas no período de 5 e 9 de julho. Saiba mais sobre as inscrições neste link.

Em diálogo com estas reflexões, vamos desenvolver algumas atividades práticas para aprender a iniciar reuniões virtuais em diferentes plataformas, conhecer ferramentas de acessibilidade, aprender como pesquisar na internet – para, por exemplo, descobrir se uma notícia que recebemos é falsa ou verdadeira –, explorar as funções do WhatsApp e também a discutir a diferença dele em relação a outros aplicativos de mensagens como o Telegram e o Signal.

O curso é voltado para militantes feministas de movimentos populares, sobretudo para mulheres que têm menos contato com as tecnologias digitais e enfrentam dificuldades no uso da internet.

Começa no dia 16 de agosto e vai até o dia 22 de outubro. Ao longo desse percurso, vamos ter cinco encontros ao vivo e atividades práticas, que vão ser desenvolvidas entre um encontro e outro.

As inscrições são voltadas para militantes de movimentos ou coletivos. Cada movimento poderá ter até duas participantes para acompanhar as atividades do curso. A ideia é que, após o final do curso, as participantes possam compartilhar os aprendizados com seus grupos. Para isso, vamos oferecer também alguns materiais de apoio.

Para mais informações: comente aqui, mande um e-mail pra contato@feminismo.org.br ou um DM em nosso perfil no Instagram.

 

4 Comentários on - Curso Navegando juntas pelos desafios da internet

  • Valdilene Cabral da Silva
  • 5 de julho de 2021 at 17:41
  • Responder

Gostaria de participar desse curso

Facebook. Instagram .WhatsApp

  • Cristiane de Sousa Nascimento
  • 7 de julho de 2021 at 09:20
  • Responder

Aumentar conhecimentos

  • Fabiana Eloi de Amorim
  • 9 de julho de 2021 at 01:01
  • Responder

Sou coordenadora de articulação e mobilização do Movimento de Mulheres do Subúrbio GINGA. Sou muito curiosa , baixei um aplicativo que me ajudou a fazer cards para movimentar e divulgar as ações do grupo nas redes sociais. Porém , não tenho muita habilidade com plataformas e outros recursos disponíveis na internet, por isso gostaria de aprender para ensinar às demais companheiras do grupo. Sempre que precisamos de algo à mais, como por exemplo a criação do site, temos que pagar um(a) profissional e nesse momento não temos condições para isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>