Nós, na Universidade Livre Feminista, entendemos o feminismo como um movimento social e uma linha de pensamento, baseada em perspectivas teóricas elaboradas ao longo dos séculos. Por não ser individual, não temos como “ensinar feminismo” para ninguém. O que fazemos é compartilhar conhecimentos e práticas entre nós. Tendo isso como horizonte, iniciamos um novo projeto: a Campanha Educativa “Feminismo com quem tá chegando”. A live de lançamento vai ser na quarta, 2 de setembro, às 18h, no nosso perfil no Instagram: @ulivrefeminista.
Sabemos dos limites de uma campanha online em um momento de grave aprofundamento das desigualdades sociais. Ainda assim, entendemos que precisamos compartilhar o que aprendemos nesses 10 anos de Universidade Livre Feminista. A campanha educativa “Feminismo com quem tá chegando” surge como uma afirmação dos nossos princípios feministas e do nosso compromisso com o compartilhamento de aprendizados em um experimento pedagógico por meio do Instagram.
Como vamos fazer?
Nos próximos meses, vamos propor debates através de referências a partir do nosso perfil no instagram @ulivrefeminista. Serão 5 trilhas de aprendizado para percorrermos juntas. A cada duas semanas será proposta uma nova trilha, que estimula reflexão sobre feminismo. Durante essas duas semanas, postaremos materiais diversos, como vídeos, fotos e enquetes, para estimular debate acerca do tema de cada trilha.
Nós entendemos que o feminismo é uma construção coletiva e por isso acreditamos que nossos caminhos são dialógicos. Vamos propor, ao longo das trilhas, momentos de diálogo através da caixa de perguntas do Instagram e também nos comentários das postagens.
As limitações da plataforma nos colocam diferentes desafios nesse novo esforço pedagógico, mas estamos confiantes e dispostas a experimentar o Instagram como uma ferramenta para a pedagogia feminista. As 5 trilhas de aprendizado da campanha educativa “Feminismo com quem tá chegando” serão:
Trilha 1: Diversas mas não dispersas
Trilha 2: Feminismo “com quem” está chegando
Trilha 3: Rompendo com os Silêncios
Trilha 4: Um pouco da história do feminismo no Brasil
Trilha 5: Feminismo Popular
Para participar, siga nosso perfil no Instagram @ulivrefeminista.
Chame as amigas, crie grupos de estudos e traga suas provocações.