Desde que a pandemia se instalou, em 2020, nos demos conta da vertiginosa mudança que o distanciamento social, envolto na crise paradigmática, nos atirava enquanto ativistas, tanto do ponto de vista pessoal, quanto político. A linha de ação para o…
Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara Por Cfemea, na coluna Baderna Feminista Há muitas chances que Bolsonaro realmente vá mal entre as mulheres nas eleições de 2022. Segundo a última pesquisa do Poder Data, feita entre 17 e 19 de julho, Lula…
Por Cfemea, na coluna Baderna Feminista Nos últimos dois anos estamos vivendo um momento de profunda tensão social, com aumento do desemprego, fome, pobreza, aprofundadas pela pandemia com anuência do governo de Jair Messias Bolsonaro. Momento esse agravado pelo luto…
Foto: Anmiga Por CFEMEA, na coluna Baderna Feminista Como pensar um país que não valoriza sua ancestralidade, suas origens? Como pensar um país que invisibiliza de forma propositada e até vergonhosa uma ação potente e poderosa de milhares de mulheres…
Por Larissa Santiago, para a coluna Baderna Feminista O mês de julho acabou e me vi sentada em frente ao mar de Olinda conversando com Audre Lorde em “Os usos da raiva: mulheres respondendo ao racismo”. Quando conheci o feminismo…
Imagem: REUTERS/Pilar Olivares / BBC News Brasil Desde o início da pandemia, já foram mais de 520 mil vítimas de covid-19. Meio milhão de pessoas é gente demais para ser ignorada, é gente demais para ter a morte naturalizada e…
Por CFEMEA, na coluna Baderna Feminista | Ilustração: Lídia Rodrigues Ana acordou ao som de tiros, mais uma vez. Dá um aperto no peito cada vez que imagina o resultado de uma ação policial na sua comunidade. Não será a…
Emanuelle Góes em entrevista ao CFEMEA, na coluna Baderna Feminista Nesse contexto de crise sanitária, a mortalidade materna, causou a morte de mais de 1.114 mulheres no Brasil, sendo que as mortes entre negras é 77% superior às das brancas.…
Guerra, luto e borboletas Por Eunice Borges/Cfemea Querida Amra, Sei que não se escrevem mais cartas, mas enquanto escrevia esta, tropecei numa escrita por Eliane Brum e senti-me mais confortada no meio desta distopia em que vivemos. Aqui, deste lado…
Por CFEMEA, na coluna Baderna Feminista O primeiro dia de maio é um símbolo da luta por direitos das trabalhadoras e trabalhadores de todo o mundo e remete a greves que ocorreram no final do século XIX. Além disso, para…