Guacira Lopes Louro – Educação, feminismos e perspectivas queer

Guacira Lopes Louro – Educação, feminismos e perspectivas queer

Em entrevista para Nicholas Gonzalez Rios, no âmbito da pesquisa FONDECYT, Guacira Lopes Louro fala sobre as origens do feminismo no Brasil, sua proximidade com a academia e sua influência na educação. Fala também dos questionamentos que as teorias queer abrem e as dificuldades da sua apresentação em sala de aula.

Guacira Lopes Louro – Educación, feminismos y perspectivas queer. from contrafoco on Vimeo.

Guacira Lopes Louro doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas) e Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela ajudou a fundar o GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) e coordena este grupo de pesquisa desde 1990. Ela tem um bacharelado em História (1969) e Mestre em Educação (1976), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2012, ela recebeu o prêmio Paulo Freire, concedido durante a 35a Reunião Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Seus livros publicados incluem ‘Um Corpo Estranho: Ensaios sobre Sexualidade e teoria queer “(Autêntica Editora, 2004),” Curriculum, gênero e Educação “(Porto Editora, 2001),” Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva pós-estruturalista “(Editora Vozes, 1997),” Vestuário e Antiprendas. Uma Escola de Mulheres “(Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1987) e” O Corpo educado. Pedagogias da Sexualidade “(Autêntica Editora, 2010).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>