HBoll lança publicação sobre fundamentalismo religioso

HBoll lança publicação sobre fundamentalismo religioso

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2013, ativistas, pesquisadores e representantes de ONGs e de instituições religiosas se reuniram para debater a visibilidade crescente de um discurso e prática fundamentalista religiosa que tem gerado impactos negativos no campo político e no campo social.

O Acordo Brasil-Vaticano legitimando o poder da Igreja Católica, o incremento de casos de intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana, o uso cada vez maior do discurso religioso como ferramenta política eleitoral, a ofensiva de representantes da bancada religiosa no Congresso aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e o discurso de ódio contra LGBTs têm se mostrado elementos importantes para pensarmos nas contradições do Estado
laico brasileiro. Esse cenário aponta para o recrudescimento de um discurso e de um imaginário conservador fundamentalista que pune e coloca à margem aqueles e aquelas que não se encaixam em definições preconcebidas de moral e respeito e com impactos no campo das políticas públicas.

Captura de Tela 2015-11-25 às 16.22.26

Com as boas vindas de Marilene de Paula (F. Böll), Joluzia Batista (CFEMEA) e Pedro Strozenberg (ISER) deu-se início ao debate do primeiro dia com as considerações iniciais e provocadoras de Tatiana Lionço, do Conselho Regional de Psicologia e da Companhia Revolucionária Triângulo Rosa e Fabio Leite, da PUC/RJ. No segundo dia tivemos as contribuições de Luiz Antônio Cunha, do Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ) e Marcio Marins, do Fórum Nacional das Religiões de Matriz Africana. Apostamos na metodologia de roda de conversa, na qual os participantes interagiam livremente. Essa é uma edição das falas e comentários dos participantes.

Para baixar a publicação, acesse o site da Fundação Heinrich Boll.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>