Heleieth deixa uma imensa contribuição para o Feminismo e para a Sociologia

Heleieth deixa uma imensa contribuição para o Feminismo e para a Sociologia

HeleiethSaffiotiHeleieth Saffiotti (1934-2010) – Com imenso pesar registramos o falecimento da socióloga feminista Heleieth Saffioti, hoje (14), em São Paulo.

Heleieth deixa uma imensa contribuição para o Feminismo e para a Sociologia.  Nós, da equipe do SOS Corpo, nos conectamos neste momento de perda com todas/os que puderam partilhar da sua presença e do seu espírito crítico, que inspiraram as lutas feministas das últimas décadas, no Brasil. Sobre Heleieth

fonte: SOS CORPO

——————————-

SPM e CNDM manifestam pesar pelo falecimento de Heleieth Saffiotti (1934-2010)

Date: 2010-12-14

A professora é uma das pioneiras  do feminismo brasileiro

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) manifestam seu profundo pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (13), em São Paulo,  da professora Heleieth Iara Bongiovanni Saffiotti. 

Heleieth era feminista militante, socióloga reconhecida e pesquisadora dedicada. Pioneira na introdução no Brasil das linhas de pesquisa de estudos de gênero e estudos sobre a mulher, participou de cerca de 200 conferências e publicou em torno de 80 artigos em revistas científicas no país e nos Estados Unidos. 

A socióloga foi também autora de 12 livros sobre o tema da condição feminina, entre os quais “O poder do macho” (1987) – que desde seu lançamento já vendeu 60 mil exemplares, em 12 edições – e “Gênero, patriarcado, violência”(2004). Como professora de Sociologia, Heleieth contabilizou mais de 40 anos de atividades – iniciadas na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara – na formação de gerações de estudantes de graduação e pós-graduação. 

Veja aqui a  íntegra da nota.

 

Comunicação Social

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>