Marcha Mundial das Mulheres realiza 4ª ação internacional

Marcha Mundial das Mulheres realiza 4ª ação internacional

Com o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, a 4a ação internacional da Marcha Mundial de Mulheres acontecerá em Varzelândia, Minas Gerais, em parceria com o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas, entre os dias 17 a 19 de abril de 2015. Na região, há intensa atividade de mineração para a extração de minério de ferro, ouro, bauxita e urânio, com enormes impactos para a vida da população.
logo-acao-internacional-brasil

Cerca de cinco mil mulheres estarão unidas, com o objetivo de denunciar os impactos diretos gerados por este modelo de desenvolvimento alicerçado na exploração dos recursos naturais, do trabalho e do corpo das mulheres. Devido ao aumento populacional nas cidades próximas em que se encontra a extração, os casos de violência contra as mulheres e a prostituição se elevam, agravados pela desigualdade na oferta de emprego. Esses prejuízos passam despercebidos no meio da política institucional, uma vez que as mineradoras têm grande participação no financiamento de campanhas eleitorais dos representantes locais.

A cada cinco anos, a MMM realiza, nos diversos países onde se encontra organizada, uma ação internacional para denunciar o patriarcado e garantir mais direitos para a vida das mulheres. A última ação ocorreu em 2010, quando três mil mulheres caminharam, durante 10 dias de Campinas a São Paulo, dialogando com a população por onde passava, sobre a necessidade de superação das opressões sofridas pelas mulheres.

Para saber mais: Acesse o blog da Marcha Mundial de Mulheres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>