Marcha Mundial de Mulheres dá início à sua 4a ação internacional

Marcha Mundial de Mulheres dá início à sua 4a ação internacional

As coordenações da Marcha Mundial de Mulheres na Europa decidiram lançar uma Caravana Feminista que percorrerá todo o continente durante setes meses. A Caravana teve como ponto de partida a cidade de Nusaybin, no Curdistão turco, e terá como ponto de chegada Coimbra, em Portugal. Serão percorridas as seguintes regiões: Turquia, Grécia, Balcãs, Itália, Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Hungria, Áustria, Catalunha, País Basco, Galícia e Portugal. O objetivo é conhecer as diversas lutas travadas pelas mulheres contra o patriarcado e o capitalismo. Conhecendo essas experiências, será mais fácil conectar as diversas lutas por liberdade e emancipação das mulheres ao redor do mundo.

O Curdistão turco foi escolhido como ponto de início da Caravana Feminista e de lançamento da 4ª Ação Internacional da MMM. O lançamento se deu no dia 6 de março, em Nusaybin, cidade turca na fronteira com a Síria. Nesse primeiro dia, as representantes da MMM de diversos países se reuniram com as mulheres locais em um centro de convenções. Também estavam presentes mulheres curdas de outras regiões como, por exemplo, Rojava.

Sobre a ação internacional

De cinco em cinco anos, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) realiza uma ação internacional para denunciar o patriarcado e a opressão das mulheres em todo o mundo. Neste ano, mulheres de diversos países sairão às ruas para demandar igualdade, liberdade, justiça, paz e solidariedade. As atividades se iniciaram no 8 de março – Dia Internacional da Mulher – e continuarão até 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Para saber mais sobre o Curdistão, o movimento de mulheres neste país e as informações detalhadas sobre a abertura e a caravana, acesso o blog da Marcha Mundial de Mulheres do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>