MEMÓRIA FEMINISTA: homenagem a Heleieth Safiotti na Universidade de Brasília

MEMÓRIA FEMINISTA: homenagem a Heleieth Safiotti na Universidade de Brasília

Na noite de ontem (26/1), o Gccrim – Grupo Candango de Criminologia, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) realizou um encontro para homenagear a socióloga Heleieth Bongiovani Saffioti (1934-2010). Foi um evento muito importante, como de sorte devem ser todos os eventos e atividades que tenham como objetivo resgatar a memória feminista e homenagear quem fortalece nossa ação e nossa teoria. Estiveram presentes acadêmicas, pesquisadoras, professoras, profissionais de várias áreas, ativistas feministas de movimentos e entidades e estudantes feministas da Universidade.

lourdes-ela-lia_unb2

Abrindo a atividade, a professora Ela Wieko, coordenadora do Gcrim e professora da Faculdade de Direito, fez uma breve apresentação da trajetória e da vida de Heleieth Saffioti, mostrando, com isso, a importância e a pertinência da homenagem. A professora Lourdes Bandeira, do departamento de Sociologia, falou um pouco sobre os estudos e publicações da pesquisadora Heleieth, que dedicou um pouco de sua vida a compreender e denunciar as condições de trabalho das empregadas domésticas, tratando também das questões de classe que envolvem as mulheres. Lia Zanotta, professora do Departamento de Antropologia, deu ênfase à preocupação da ativista Heleieth com respeito aos direitos sexuais e reprodutivos, especialmente ao direito ao aborto e a autonomia das mulheres ao seu corpo. Um aspecto importante da integridade intelectual e pessoal de Heleieth foi abordado por Lia, que lembrou-a como uma feminista intransigente na defesa dos direitos das mulheres, usando seu conhecimento para fazer a devida (e sempre presente) crítica à sociedade e aos poderes de origem patriarcal. Heleieth, presente!

Ao final do evento, Leila Rebouças e Karen Lúcia, do Fórum de Mulheres do Distrito Federal, fizeram uma apresentação do Encontro Nacional da AMB (ENAMB), que será realizado na Universidade de Brasília, nos dias 31 de março, 1, 2 e 3 de abril. Para saber mais sobre esse importante evento feminista brasileiro, visite http://www.articulacaodemulheres.org.br.

—————

Foto feita por Leila Rebouças mostrando na mesa de debates, da esquerda para a direita, Lourdes Bandeira, Ela Wiecko  e Lia Zanotta 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>