Movimento Estratégico pelo Estado Laico lança publicação sobre intolerância religiosa

Movimento Estratégico pelo Estado Laico lança publicação sobre intolerância religiosa

Apoiado pela Fundação Heinrich Böll Brasil, o Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL) reuniu em Brasília ativistas, representantes da sociedade civil, pesquisadores e lideranças religiosas, com o objetivo de debater a laicidade, o laicismo e sua relação com os desafios enfrentados pelo Estado democrático brasileiro.

Captura de Tela 2015-11-25 às 16.26.08

Embora date de agosto de 2014, o debate trazido pelo seminário se mostra extremamente atual na conjuntura política brasileira, que sofre um crescimento das forças fundamentalistas conservadoras. A iniciativa de reunir em uma publicação os principais trechos das falas do evento tem, portanto, o importante papel de registrar as reflexões e as possibilidades de estratégias contra a ameaça ao Estado laico e os retrocessos nas conquistas dos direitos humanos. A publicação apresenta discussões sobre a perseguição e a invisibilização de algumas religiões, como as de raiz africana, assim como a interferência de outras religiões na criação de políticas de Estado relacionadas, por exemplo, à vida das mulheres e das pessoas LGBT.

Acesse o site da Fundação Henirich Boll para baixar a publicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>