NOVO GOLPE CONTRA AS MULHERES!

NOVO GOLPE CONTRA AS MULHERES!

Nós, movimentos de mulheres, vimos denunciar a manobra dos líderes de partidos para manter as mulheres fora da política.

Propomos uma reforma política ampla. Queremos lista fechada com alternância paritária de sexo e financiamento público de campanha. Apesar disso, apoiamos a Bancada Feminina e a Comissão Tripartite para revisão da Lei de Cotas que apresentaram ao grupo de líderes uma proposta mínima: 10% dos recursos do Fundo Partidário para promoção da participação política das mulheres; 20% do tempo de propaganda partidária; obrigatoriedade da aplicação da cota de 30% para candidaturas de mulheres e punição aos partidos que não cumprirem a cota.

Estas propostas, porém, foram rejeitadas pelos partidos, que não aceitam a obrigatoriedade nem a punição e oferecem menos que o mínimo: apenas 5% do Fundo Partidário e 10% do tempo de propaganda. Isto é inaceitável, pois não alterará a situação das mulheres na política (apenas 9% no Congresso) e desconsidera o fato de que somos mais da metade da população e do eleitorado.

Saudamos as deputadas e deputados aliadas(os) que nos apóiam. Mas estamos atentas: em 2010, ano de campanha, denunciaremos, através de cartazes e panfletos com fotos e nomes, os deputados e partidos que votarem contra as propostas de ampliação da participação política das mulheres.

LUGAR DE MULHER É NA POLÍTICA!

Articulação de Mulheres Brasileiras | Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG| CFEMEA | SOS Corpo

www.articulacaodemulheres.org.br | www.cut.org.br/content/view/9879/170 | www.cfemea.org.br | www.soscorpo.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>