Ouça entrevista dada à rádio CBN pela Profa. Dra.Roseli Fischmann (USP) sobre a inconstitucionalidade da Concordata Brasil-Santa Sé (Vaticano)

Ouça entrevista dada à rádio CBN pela Profa. Dra.Roseli Fischmann (USP) sobre a inconstitucionalidade da Concordata Brasil-Santa Sé (Vaticano)

Ao firmar um acordo com o Estado brasileiro, a Santa-Sé (Vaticano) valeu-se da prerrogativa de apresentar-se como Estado para estabelecer uma relação de privilégio na sociedade brasileira frente a outras religiões. Esse acordo é um evidente anacronismo referido a um contexto histórico de cristandade há muito superado.

Tal proposta fere valores presentes na sociedade brasileira, como o pluralismo religioso. Fere também seus próprios princípios internos, uma vez que o Concílio Vaticano II,  órgão máximo de autoridade da Igreja Católica e cujas diretivas mantêm-se vigentes, evidenciou dois princípios fundamentais: o ecumenismo e a concepção da Igreja como povo de Deus. A Santa-Sé, ao buscar estabelecer este acordo, contradiz tais diretrizes.

Por outro lado, o Estado brasileiro, se confirmar o acordo assinado em 13 de novembro de 2008, estará ferindo a Constituição brasileira, pois legitimará privilégios a uma religião em detrimento de outras, o que fere o pricípio da laicidade do estado.

A esse respeito, ouça entrevista dada à rádio CBN pela  Profa. Dra.Roseli Fischmann (USP) para a Rádio CBN sobre a inconstitucionalidade da Concordata Brasil-Santa Sé (Vaticano) : http://www.youtube.com/watch?v=mNbKY1ej6Ng

Saiba mais sobre o acordo assinado pelo Brasil com a Santa-Sé (Vaticano) no blog

Reação à Concordata

Informe-se e reaja: a democracia brasileira está ameaçada!!

fonte: http://catolicasonline.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>