Tecnologia digital: para mais democracia ou mais controle?

Tecnologia digital: para mais democracia ou mais controle?

Na última quarta e quinta participamos do evento Diálogos Böll – Ambivalências Digitais: potencializando a democracia, controlando os cidadãos, da Fundação Heirich Boll Stiftung, para debater sobre o uso das tecnologias para aprofundamento da democracia e para controle das pessoas.
Na primeira mesa, “Mundo digital e a sociedade civil: possibilidades e desafios”, Jéssika Martins falou sobre a experiência do coletivo de comunicação da Marcha Mundial de Mulheres e falou dos perigos do uso da tecnologia para controle dos corpos das mulheres. Joluzia Batista, do CFEMEA, contribuiu da plateia, chamando a atenção para o PL 5069/2013, que criminaliza qualquer tipo de informação sobre aborto no país, e que pode ser aprovado pela CCJ ainda esse ano.
Na parte da tarde, Beatriz Busaniche, líder da Creative Commons Argentina, fez uma fala inspiradora sobre a necessidade de nos organizarmos coletivamente por uma internet livre.

O vídeo completo dos debates está disponível no site da HBOLL e no Youtube.
Recomendamos também as entrevistas de Sérgio Amadeu, professsor da Universidade Federal do ABC, conhecido pela militância pelo software livre, inclusão digital e política de privacidade na rede; e Beatriz Busaniche, líder pública de Creative Commons na Argentina e membro da Fundação Via Libre.

convite_ambivalenciasdigitaisB_1200px

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>