Desde 2016 aconteceram cursos presenciais entre ativistas para formação em práticas de autocuidado e cuidado entre ativistas em diferentes regiões do país. Entre 2018 e 2020, a plataforma de formação da Universidade Livre Feminista ancorou um espaço para que essas…

Projeto para divulgação científica de pesquisas feministas.

O curso “Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão” nasceu de uma assessoria que a Universidade Livre Feminista e o CFEMEA prestaram à Secretaria da Mulher do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF). Objetivos Oferecer ferramentas de análise que permitissem refletir…

A Campanha Feminismo com quem tá chegando surgiu no contexto da pandemia de Covid-19. Durante esse período, sentimos um aumento expressivo na busca por cursos que tratassem de assuntos introdutórios ao feminismo, com foco nas ações dos movimentos brasileiros e…
O Curso Virtual sobre o Autocuidado e Cuidado entre Ativistas reuniram mulheres de diferentes regiões do Brasil em um processo formativo e reflexivo sobre cuidado e autocuidado entre ativistas. Para viabilizar o diálogo virtual entre as tecelãs do cuidado, para…
O Diálogo Virtual sobre “Feminismo negro e feminismo antirracista” foi uma inciativa que partiu do Fórum Cearense de Mulheres em conjunto com a Coletiva de Luta Antirracista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e teve apoio da CESE-Coordenadoria Ecumênica de…

O CURSO NA NOSSA HISTÓRIA
A Universidade Livre Feminista realizou o curso Feminismo e Cotidiano, em 2016, a com apoio do CFEMEA-Centro Feminista de Estudos e Assessoria, SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia e Cunhã-Coletivo Feminista. O curso foi
destinado a adolescentes e jovens que estavam se descobrindo no feminismo a partir de processos como a ocupação das escolas públicas que acontecia em vários estados do Brasil. Sua metodologia foi semipresencial, com endontros nas escolas e atambém nos fóruns da Plataforma Moodle.
O curso Feminismo e Cotidiano teve como objetivo central colaborar para fortalecer a autonomia e autoconfiança, bem como o engajamento no feminismo e como objetivos específicos:
Refletir juntas sobre o que é “ser mulher”, o ser mulher "jovem”’ e sobre como é a relação com mulheres de outras idades e as diferenças (e desigualdades) entre as próprias mulheres;
Discutir a imbricação entre as relações sociais de gênero, raça e classe e seu impacto sobre as mulheres jovens, sobretudo, sobre as jovens negras e populares;
Refletir e debater as diversas formas de expressão e vivências da sexualidade, especialmente na juventude; conhecer e debater os “direitos reprodutivos”, entendendo estes como direitos humanos e refletir se no nosso cotidiano;
Refletir sobre as situações de violência contra as mulheres em diferentes contextos sociais e em diferentes faixas etárias e as velhas e novas formas de violência contra as mulheres, mas também sobre velhos e novos processos de resistência e solidariedade entre mulheres.
Diálogos Feministas: Formas, práticas e estratégias de enfrentamento à Violência Contra as Mulheres foi realizado em 2016 com foco no debate sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres a partir das políticas públicas e das ações do movimento feminista.…
O curso à distância Reflexões Feministas sobre o Sistema Político foi realizado em duas edições pela Universidade Livre Feminista, de abril a junho e de julho a setembro de 2013. Foi uma oportunidade para aprofundar a reflexão feminista sobre a…
Realizamos duas Residências Libertárias Artivistas, em 2013 e 2014, em Brasília e no Ceará, respectivamente. Foram dois encontros que reuniram mulheres artistas e feministas, para a reflexão coletiva, a troca de experiências, o intercâmbio de conhecimento, a construção e realização…