Prosas Feministas: pesquisas de mulheres para mudar o mundo

Ano: 2021 | Modalidade: virtual
Temas: Anticapitalismo, Antirracismo, EaD feminista, Feminismo e auto-organizaçào das mulheres, Gênero, raça e classe, movimento feminista, Teorias Feministas, Violência contra as mulheres
Participantes: Pesquisadoras Feministas
Tipos de Atividades: Entrevistas rápidas no instagram

Tema Antirracismo

Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão

fundo em amarelo. ilustração de um punho fechado para cima.

O curso “Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão” nasceu de uma assessoria que a Universidade Livre Feminista e o CFEMEA prestaram à Secretaria da Mulher do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF). O objetivo foi oferecer ferramentas de análise que…

Campanha Feminismo com quem tá chegando

Card rosa com bordas em rosa pink, no centro, desenho de um círculo vermelho de onde saem gotas de diferentes tamanhos, em rosa e laranja. Sobre o desenho, escrito em roxo: Campanha Feminismo com quem tá chegando. Abaixo, em rosa, o texto: Campanha Educativa no Instagram da Universidade Livre Feminista @ulivrefeminista Fim da descrição.

Sempre nos perguntam por que a Universidade Livre Feminista não oferece um curso básico sobre Feminismo. E apesar de não falarmos muito sobre isso para as pessoas em geral, nós discutimos o assunto muitas e muitas vezes, ponderando sobre as…

Curso Feminismo e Cotidiano

O CURSO NA NOSSA HISTÓRIA A Universidade Livre Feminista realizou o curso Feminismo e Cotidiano, em 2016, a com apoio do CFEMEA-Centro Feminista de Estudos e Assessoria, SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia e Cunhã-Coletivo Feminista. O curso foi destinado a adolescentes e jovens que estavam se descobrindo no feminismo a partir de processos como a ocupação das escolas públicas que acontecia em vários estados do Brasil. Sua metodologia foi semipresencial, com endontros nas escolas e atambém nos fóruns da Plataforma Moodle. O curso Feminismo e Cotidiano teve como objetivo central colaborar para fortalecer a autonomia e autoconfiança, bem como o engajamento no feminismo e como objetivos específicos: Refletir juntas sobre o que é “ser mulher”, o ser mulher "jovem”’ e sobre como é a relação com mulheres de outras idades e as diferenças (e desigualdades) entre as próprias mulheres; Discutir a imbricação entre as relações sociais de gênero, raça e classe e seu impacto sobre as mulheres jovens, sobretudo, sobre as jovens negras e populares; Refletir e debater as diversas formas de expressão e vivências da sexualidade, especialmente na juventude; conhecer e debater os “direitos reprodutivos”, entendendo estes como direitos humanos e refletir se no nosso cotidiano; Refletir sobre as situações de violência contra as mulheres em diferentes contextos sociais e em diferentes faixas etárias e as velhas e novas formas de violência contra as mulheres, mas também sobre velhos e novos processos de resistência e solidariedade entre mulheres.

Diálogos Feminismo negro e feminismo antirrascista

O Diálogo Virtual sobre “Feminismo negro e feminismo antirracista” foi uma inciativa que partiu do Fórum Cearense de Mulheres em conjunto com a Coletiva de Luta Antirracista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e teve apoio da CESE-Coordenadoria Ecumênica de…

Reflexões feministas sobre o sistema político

O curso à distância Reflexões Feministas sobre o Sistema Político foi realizado em duas edições pela Universidade Livre Feminista, de abril a junho e de julho a setembro de 2013. Foi uma oportunidade para aprofundar a reflexão feminista sobre a…

Residências Libertárias Artivistas

Realizamos duas Residências Libertárias Artivistas, em 2013 e 2014, em Brasília e no Ceará, respectivamente. Foram dois encontros que reuniram mulheres artistas e feministas, para a reflexão coletiva, a troca de experiências, o intercâmbio de conhecimento, a construção e realização…

Diálogos Arte, Política e Feminismo

O Diálogo Virtual Arte, Política e Feminismo realizado em novembro de 2014 com foco no debate sobre artivismo feminista e os desafios da ação política integrada à arte. Metodologia A metodologia dos Diálogos Virtuais é um desdobramento dos Diálogos Feministas,…