Tipo de Ação Curso

Curso Audiodescrição para ação feminista na internet

Card laranja com ilustração em roxo, fontes em branco e roxo. Ao centro, um megafone com três linhas curvas que crescem em tamanho da esquerda para a direita. Abaixo, lê-se: Audiodescrição para ação feminista na internet. Fim da descrição

Vivemos em um momento onde a informação mediada pelas novas tecnologias adquire importância crescente na vida cotidiana e na ação política dos movimentos sociais. Com o objetivo de contribuir para ampliação da acessibilidade comunicacional aos conteúdos feministas, especialmente para mulheres…

Feminismo com quem tá chegando

O curso Feminismo com quem tá chegando teve como objetivo refletir e debater o feminismo, partilhando conhecimentos e experiências com mulheres que estão descobrindo o feminismo e querem dele se apropriar e participar. Objetivo A proposta é fazer uma aproximação…

Política Feminista e Transformação Social

A Universidade Livre Feminista realizou o curso Política Feminista e Transformação Social, em 2019, em formato semipresencial. O ambiente virtual era mediado na Plataforma Moodle. Educadoras locais organizaram encontros presenciais em diferentes locais do Brasil, depois de passarem por uma formação…

Curso Feminismo e Cotidiano

O CURSO NA NOSSA HISTÓRIA A Universidade Livre Feminista realizou o curso Feminismo e Cotidiano, em 2016, a com apoio do CFEMEA-Centro Feminista de Estudos e Assessoria, SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia e Cunhã-Coletivo Feminista. O curso foi destinado a adolescentes e jovens que estavam se descobrindo no feminismo a partir de processos como a ocupação das escolas públicas que acontecia em vários estados do Brasil. Sua metodologia foi semipresencial, com endontros nas escolas e atambém nos fóruns da Plataforma Moodle. O curso Feminismo e Cotidiano teve como objetivo central colaborar para fortalecer a autonomia e autoconfiança, bem como o engajamento no feminismo e como objetivos específicos: Refletir juntas sobre o que é “ser mulher”, o ser mulher "jovem”’ e sobre como é a relação com mulheres de outras idades e as diferenças (e desigualdades) entre as próprias mulheres; Discutir a imbricação entre as relações sociais de gênero, raça e classe e seu impacto sobre as mulheres jovens, sobretudo, sobre as jovens negras e populares; Refletir e debater as diversas formas de expressão e vivências da sexualidade, especialmente na juventude; conhecer e debater os “direitos reprodutivos”, entendendo estes como direitos humanos e refletir se no nosso cotidiano; Refletir sobre as situações de violência contra as mulheres em diferentes contextos sociais e em diferentes faixas etárias e as velhas e novas formas de violência contra as mulheres, mas também sobre velhos e novos processos de resistência e solidariedade entre mulheres.

Diálogos Feminismo negro e feminismo antirrascista

O Diálogo Virtual sobre “Feminismo negro e feminismo antirracista” foi uma inciativa que partiu do Fórum Cearense de Mulheres em conjunto com a Coletiva de Luta Antirracista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e teve apoio da CESE-Coordenadoria Ecumênica de…