Mapeamento de coletivos de mulheres

MAMU – mapa de coletivos de mulheres é um projeto de mapeamento de coletivos, organizações, movimentos, grupos e projetos brasileiros que tem como foco as mulheres, o feminino, o feminismo, nossos ciclos, ritmos, reivindicações e lugares na sociedade. Pode ser um grupo com sede, endereço fixo, ou articulado virtualmente. Os perfis dos coletivos também são os mais variados e abrangem uma gama de demandas: maternidade, arte, cultura, saúde, amamentação, parto humanizado, estudos de gênero, direitos das mulheres, violência, aborto, direitos sexuais e direitos reprodutivos, democracia, justiça socioambiental, luta contra o racismo, organização das mulheres, empreendedorismo, e muitos outros.

 

O mapa, como recurso utilizado, possibilita a visualização de cada um desses pontos e o exercício constante em criar conexões, relações e histórias entre eles. A cartografia, sempre em processo de formação, nos ajuda a analisar e comunicar como esses grupos se organizam espacialmente, fomentando a criação de contatos e projetos; potencializando a comunicação e a sensibilização para o surgimento de redes de solidariedade, de troca de serviços e impulsionando práticas colaborativas.

 

Como a ideia é ter um mapa dinâmico, pronto para a inclusão de cada coletivo formado e/ou encontrado, ele sempre estará inacabado, aberto e vivo. Portanto, O MAMU está preparado para receber dados e informações de grupos e projetos que queiram ser mapeados. Assim, esse mapa se constrói como um projeto participativo e colaborativo – um processo de mapeamento aberto para sugestões e parcerias!

 

Você conhece algum coletivo, organização, movimento ou projeto que queira indicar? É só ir em Cadastro e preencher os dados, que servirão de base para o mapeamento.

 

MAMU_mapa

 

Parceria MAMU e Universidade Livre Feminista

 

Desde dezembro de 2014, a Universidade Livre Feminista e o MAMU-Mapa de coletivos de mulheres firmaram parceria para a construção, interativa e colaborativa, de um amplo mapeamento dos grupos, coletivos, projetos, ações, iniciativas, organizações e movimentos de mulheres e feministas no Brasil.

 

A Universidade Livre Feminista é um espaço feminista virtual, de construção coletiva, interessada em divulgar as ações dos movimentos de mulheres. E tem tudo a ver com o MAMU, e sua vontade de dar visibilidade aos espaços e movimentos de mulheres, valorizá-los, facilitar o acesso do público que os procura, buscar apoio, fomentar redes, discussões, propor parcerias, permitir que se reconheçam nesse contexto, partir para o abraço e ser feliz!

 

O site foi desenvolvido em WordPressOpenStreetMap e customização do tema JEO. Tudo em Softaware Livre! No mapa, é possível ver cada um dos pontos (grupo, organização, projeto, movimento, ação), trazendo junto informações básicas sobre cada iniciativa – onde está localizada, como se organiza, ações que desenvolve, formas de contato, etc.

 

MAMU_Mapa e logo