... Por um Feminismo Afro-latino-americano

 

“Leiam Lélia Gonzalez!”, convocou a filósofa americana Angela Davis 

Filósofa, antropóloga, professora, escritora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, com atuação decisiva na luta contra o racismo estrutural e na articulação das relações entre gênero e raça em nossa sociedade.

Com organização de Flavia Rios e Márcia Lima, Por um feminismo afro-latino-americano reúne em um só volume um panorama amplo da obra desta pensadora tão múltipla quanto engajada. São textos produzidos durante um período efervescente que compreende quase duas décadas de história - de 1979 a 1994 - e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. Além dos ensaios já consagrados, fazem parte desse legado artigos de Lélia que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos, como a carta endereçada a Chacrinha, o Velho Guerreiro.

O livro traz ainda uma introdução crítica e cronologia de vida e obra da autora. Irreverente, interseccional, decolonial, polifônica, erudita e ao mesmo tempo popular, Lélia Gonzalez transitava da filosofia às ciências sociais, da psicanálise ao samba e aos terreiros de candomblé. Deu voz ao pretuguês, cunhou a categoria de amefricanidade, universalizou-se. Tornou-se um ícone para o feminismo negro.


Axé, Lélia Gonzalez!

 

Você pode comprar o livro em https://www.amazon.com/Por-Feminismo-Afro-latino-americano-Portugues-Brasil/dp/8537818895/ref=sr_1_3?crid=2VW7WEMQ73VO7&keywords=l%C3%A9lia+gonzalez&qid=1697044033&sprefix=l%C3%A9lia+gonzalez%2Caps%2C210&sr=8-3

 

 

Pode também ter acesso ao texto por meio do endereço https://mulherespaz.org.br/site/wp-content/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino-americano.pdf 

 

 

 

 

Práticas culturais e escolarização de mulheres em Moçambique

 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil