Ivonio Barros Experiências Inovadoras na Educação Básica: relatos de Espanha e Brasil A obra apresenta discussões teórico-práticas pautadas em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, expressas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Autoras: Ramos, Wilsa – Engel, Anna (Orgs.) O livro constitui um produto do pós-doutorado realizado pela professora Wilsa Maria Ramos, da Universidade de Brasília, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona com o objetivo de estreitar os laços de cooperação técnica internacional. A primeira parte do livro é composta por capítulos de autores espanhóis, escritos em castelhano, e a segunda por capítulos de autores brasileiros, escritos em português. Os capítulos apresentam experiências e práticas inovadoras no campo da educação básica voltadas para metodologias de investigação, projetos globalizados, conexão entre experiências de aprendizagem, reflexão sobre o processo de aprendizagem em diversos contextos culturais de desenvolvimento. O conjunto da obra articula teoria e prática em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, gestadas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Tem por objetivo ampliar a reflexão sobre as possibilidades de desenho de práticas educativas transformadoras, alinhadas com a ecologia da aprendizagem resultado do novo cenário econômico, social e cultural da Sociedade da Informação. A obra destina-se a educadores, psicólogos, coordenadores e diretores de escolas, decisores políticos da educação, agentes sociais e estudantes de Ciências da Educação e da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. A obra apresenta discussões teórico-práticas pautadas em proposições construtivistas, de orientação sociocultural, e proposições da perspectiva cultural-histórica da subjetividade, expressas nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir para a reflexão sobre as possibilidades de configuração de desenho de práticas educativas transformadoras alinhadas ao cenário da Sociedade da Informação. Você pode baixar gratuitamente o livro AQUI