... Governo de Cabo Verde comprometido em reduzir em 10 % casos de cancro da mama diagnosticado em fase avançado

O ministro das Comunidades referiu esta segunda feira ao compromisso de Cabo Verde de reduzir em 10 por cento (%) os casos de cancro da mama diagnosticado em estádio avançado e quer continuar com parceria de Portugal nesse sentido.

Governo comprometido em reduzir em 10 % casos de cancro da mama diagnosticado em fase avançado

 

A Semana - 31/10/2023

 

Jorge Santos mencionou esse compromisso em declarações à Inforpress durante o evento científico no âmbito do 3º Encontro Outubro Rosa, promovido pela Associação Amigas do Peito, que decorre hoje e terça-feira, 31, em Lisboa, com participação de especialistas portugueses e cabo-verdianos que vão abordar questões relacionadas com os ganhos e desafios na área do cancro da mama.

“Cabo Verde tem neste momento o objectivo de reduzir em 10 % os casos de cancro da mana diagnosticado em estádio avançado, através do programa de diagnóstico precoce. Na atenção primária temos muito a aprender, a partilhar e a ganhar nesta cooperação com as Amigas do Peito, a Universidade de Lisboa e o Hospital de Santa Maria”, indicou.

Segundo o ministro, que participa no evento em representação do Governo, a ideia é consolidar a cooperação e a valorização dos recursos humanos, sem esquecer o papel das associações da diáspora cabo-verdiana, que se têm dedicado a esta causa, e à sociedade dos médicos dos Estados Unidos da América (EUA), que definiram como foco a prevenção do cancro da mama e a sua detenção precoce.

“Neste momento já conseguiram os equipamentos nos Estados Unidos e estarão em Cabo Verde, em Novembro, em São Vicente, Santo Antão, Cidade da Praia, Fogo e Santiago Norte. É outra parte da nação interessada em reduzir em dez por cento esse nível de cancro, o que será um grande passo de Cabo Verde”, considerou.

Em relação às transferências de doentes para Portugal, Jorge Santos frisou que de 2019 a 2022 foram transferidos 1.748 doentes, em que 26 % foram atendidos no Hospital de Santa Maria, sobretudo a nível de especialidade de oncologia.

“O Hospital de Santa Maria e IPO Lisboa são as instituições sanitárias em Portugal que têm recebido mais doentes de Cabo Verde, sendo que em 2022, dos 662 doentes que vieram para Portugal, 26 % (173) foram da espacialidade de oncologia, 25 % (171) de cardiologia clínica e 17 % (118) de orto traumatologia”, indicou.

Por outro lado, o ministro das Comunidades sublinhou a diminuição das transferências dos doentes renais, por causa dos centros de diálise criados em Cabo Verde, sustentando que, neste momento, com o início do processo de institucionalização dos ‘pacemakers’ a nível de cardiologia, em que o Hospital de Santa Maria está a cooperar com Cabo Verde, os níveis de transferência “vão diminuir ainda mais”.

Na sua intervenção de abertura do evento, o governante agradeceu as instituições pela cooperação e incitou as mesmas a continuarem a olhar para Cabo Verde, para que haja bons resultados.

Vários temas estão em discussão durante os dois dias do encontro, como “Decisões difíceis após a cirurgia de cancro da mama”, “A constante evolução no cancro da mama”, “O foco no doente”, “Qualidade de vida, a abordagem multidisciplinar”, “Sexualidade”, “Estética em oncologia”, “Oncologia integrativa”, “Lidar com a incerteza”, entre outros.

A Associação Amigas do Peito, que existe desde 2008, é uma instituição de solidariedade social que informa, esclarece e ajuda a humanizar o cancro da mama.

A associação trabalha essencialmente com pessoas que vêm de outras regiões de Portugal e dos PALOP (Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) que chegam a Lisboa para tratamento do cancro da mama.

Todos os anos a Associação Amigas do Peito dá assistência a uma média de 400 doentes, sendo que cerca de metade é de Cabo Verde.

A Semana com Inforpress

fonte: https://www.asemana.publ.cv/?Governo-comprometido-em-reduzir-em-10-casos-de-cancro-da-mama-diagnosticado-em&ak=1

 


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil