... Timor-Leste acolhe 34.ª Reunião do Conselho de Administração do SEAMEO VOCTECH e Primeira Semana Internacional das Competências

O vice-primeiro-ministro de Timor Leste afirmou mo Sque “ao investir na formação profissional e técnica, os países podem dotar os seus cidadãos das competências necessárias para entrar no mercado de trabalho, gerar crescimento económico e enfrentar questões sociais, investindo na formação profissional e técnica”.

Seg. 30 de outubro de 2023
Seameo out23Timor1

O Vice-Primeiro-Ministro, Ministro Coordenador dos Assuntos Económicos e Ministro do Turismo e Ambiente, Francisco Kalbuadi Lay, em representação do Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, presidiu no dia 23 de outubro de 2023 à inauguração da Primeira Semana Internacional das Competências de Timor-Leste e à 34.ª Reunião do Conselho de Administração do SEAMEO VOCTECH.

O SEAMEO VOCTECH, Centro Regional da Organização dos Ministros da Educação do Sudeste Asiático, estabelecido em 1990 no Brunei Darussalam, tem a missão de apoiar os países membros da SEAMEO na identificação e resolução de desafios comuns no domínio da educação profissional e técnica. Para cumprir este desígnio, o SEAMEO VOCTECH promove diversas iniciativas que abrangem o desenvolvimento profissional, investigação, consultoria e fomenta a colaboração entre Governos, instituições de ensino e outros intervenientes. Os países abrangidos pelo SEAMEO VOC TECH incluem Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietname. 

Seameo out23Timor2Na sua intervenção, Francisco Kalbuadi Lay, enfatizou a importância deste evento enquanto “plataforma para realçar a importância do desenvolvimento de competências na consecução do desenvolvimento sustentável e na promoção da inovação em Timor-Leste”.

O Vice-Primeiro-Ministro salientou que “o desenvolvimento de competências é crucial para o sucesso e para a prosperidade de todas as nações”, ao “fornecer às pessoas o conhecimento, as habilidades e as atitudes de que precisam para participar eficazmente nas suas comunidades e economias”. 

Seameo out23Timor3Acrescentou ainda que “ao investir na formação profissional e técnica, os países podem dotar os seus cidadãos das competências necessárias para entrar no mercado de trabalho, gerar crescimento económico e enfrentar questões sociais, investindo na formação profissional e técnica”.

Participaram também no evento a Ministra da Educação, Dulce de Jesus Soares, o Secretário de Estado do Ensino Secundário Geral e Ensino Secundário Técnico-Vocacional, Domingos Lopes Lemos, e o Secretário de Estado das Cooperativas, Arsénio Pereira da Silva.

fonte: http://timor-leste.gov.tl/?p=34955&n=1

 


Práticas culturais e escolarização de mulheres em Moçambique

 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil