... Autocuidado e Cuidado entre Ativistas

Curso Virtual sobre o Autocuidado e Cuidado entre Ativistas

Ano: 2020 | Modalidade: Virtual
Temas: Anticapitalismo, Antirracismo, Autocuidado e cuidado coletivo, Feminismo e auto-organização das mulheres, Movimento Feminista, Saúde Mental
Participantes: Mulheres organizadas em coletivos, participantes de processos de autocuidado e cuidado coletivo desenvolvidos pelo CFEMEA
Parcerias: CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria
Tipos de Atividades: Fóruns de debate mediados

Sobre o curso

 

O Curso Virtual sobre o Autocuidado e Cuidado entre Ativistas reuniram mulheres de diferentes regiões do Brasil em um processo formativo e reflexivo sobre cuidado e autocuidado entre ativistas. Para viabilizar o diálogo virtual entre as tecelãs do cuidado, para além dos nosos encontros de formação ao vivo on-line, foi criado um espaço específico na Plataforma de Formação da Universidade Livre Feminista.

Objetivos

  • Promover uma educação continuada para ativistas por meio da apropriação de metodologias e práticas de autocuidado e cuidado coletivo de forma segura e transformadora.
  • Oferecer e experimentar, individual e coletivamente, metodologias e práticas sensíveis à situação difícil e dolorosa que a pandemia, os riscos sociais, políticos impõem às ativistas e às comunidades onde atuamos. Propiciar a apropriação dessas metodologias e práticas por mulheres dos setores populares, vivendo múltiplas formas de discriminação e exploração, como por exemplo, jovens das periferias, negras, LBTI, de religiões de matriz africana.
  • Propiciar a expansão e diversificação da experiência em rede das Tecelãs do Cuidado e dos processos por ela dinamizados, fortalecendo a interconexão, as trocas, os diálogos e o reconhecimento de saberes populares e acadêmicos para a transformação social e a autotransformação.

Metodologia

Os módulos foram distribuídos em cinco meses. Cada módulo poderia acontecer em dois encontros de final de semana e um encontro em dia de semana, com a duração de três horas cada. A definição do calendário das atividades ficava a critério da organização proponente. Os conteúdos dos módulos foram abordados nos Fóruns de Partilhas a partir de questões provocadoras, de leituras de textos e/ou de visualização de vídeos.

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