... Navegando Juntas pelos desafios da internet

Curso Navegando Juntas pelos desafios da internet

Ano: 2021 | Modalidade: Virtual
Temas: Autocuidado e cuidado coletivo, Cuidados Digitais, EaD feminista, Internet e Desigualdades, Saúde Mental, Uso de Ferramentas de Internet
Participantes: Mulheres organizadas em coletivos, redes ou articulações, interessadas em se apropriar do uso de TICs e do debate crítico sobre internet
Tipos de Atividades: Encontros síncronos, Atividades assíncronas, Debates temáticos, Atividades de Autocuidado

Sobre o curso

 

O curso Navegando Juntas pelos desafios da internet surge para debater criticamente o espaço da internet nas nossas vidas e instrumentalizar mulheres no uso das TICs, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19 que impulsionou de forma irreversível a presença da internet no nosso cotidiano, incluindo nossa capacidade de organização política no movimento feminista.

Objetivo

O objetivo deste curso é provocar um debate sobre os impactos da internet nas nossas vidas, contribuindo para a ampliação da reflexão crítica sobre o nosso uso da internet e para aprendermos a mexer melhor em ferramentas simples que estão muito presentes no nosso cotidiano.

Metodologia

O curso percorre 5 trilhas para aprofundar os nossos conhecimentos sobre a internet. Em cada trilha teremos diferentes momentos:

  • Barca: encontro síncrono em plataforma de vídeo-conferência com convidadas que apresentam questões sobre o tema da trilha. Neste momento todas as educandas estão no mesmo espaço virtual e podem dialogar sobre o tema e fazer perguntas às convidadas.
  • Jangada: grupos de trabalho menores, com cerca de 20 mulheres. O diálogo do momento jangada acontece nos grupos de mensageiros, mediados por uma educadora. Nestes grupos, os debates podem ser aprofundados e as tarefas práticas propostas pelos Manuais podem ser realizadas coletivamente.
  • Porto do Autocuidado: encontro síncrono em plataforma de vídeo-conferência com dinâmicas voltadas para o autocuidado e o cuidado entre ativistas. Neste momento todas as educandas estão no mesmo espaço virtual e participam da atividade.
  • Entrelaçando redes: lives com convidadas que aprofundam o tema da trilha, buscando trazer tensionamentos e outras formas de encarar a temática. É uma atividade aberta, veiculada através do canal do YouTube da Universidade Livre Feminista.

VEJA MAIS AQUI

 


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil