... Feminismo com quem tá chegando

Ano: 2018 | Modalidade: Semipresencial
Temas: Feminismo e auto-organização das mulheres, Gênero, raça e classe, Meu encontro com o feminismo
Participantes: Mulheres organizadas em coletivos de campos diversos de lutas, com desejo de saber mais sobre o feminismo
Parcerias: CFEMEA - Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Cunhã – Coletivo Feminista da Paraíba,SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Tipos de Atividades: Fóruns de debate mediados, Encontros presenciais

Sobre o curso

 

O curso Feminismo com quem tá chegando teve como objetivo refletir e debater o feminismo, partilhando conhecimentos e experiências com mulheres que estão descobrindo o feminismo e querem dele se apropriar e participar.

Objetivo

A proposta é fazer uma aproximação ao feminismo, sem a pretensão de promover uma abordagem teórica aprofundada, mas sim promover o conhecimento da história do movimento e algumas de suas correntes teórico-políticas.

Metodologia

Primeiramente, a Universidade Livre Feminista destinou o curso a mulheres de todo o Brasil através da Plataforma Moodle. Esta primeira versão foi realizada em 2014, com edições posteriores realizadas em 2015, tanto em formato livre (com inscrições abertas a quaisquer interessadas), como em versões com acompanhamento de educadoras.

A partir de uma reflexão sobre os impactos de nossa metodologia, tiramos como diretriz promover processos pedagógicos que contribuíssem de forma mais direta para fortalecer as lutas feministas organizadas. Então, em 2018, a metodologia do curso Feminismo com quem tá chegando foi redesenhada nesta perspectiva, assumindo um formato semipresencial, com atividades virtuais, realizadas na plataforma moodle, e presenciais, realizadas pelos coletivos parceiros em suas localidades. Desta forma, as ações presenciais passavam por reflexão coletiva de forma aprofundada no espaço virtual pelas participantes e educadoras. Nesta versão do curso, a Universidade Livre Feminista disponibilizou o curso em sua Plataforma dando suporte às educadoras e participantes.

Em 2019, atendendo a uma demanda de coletivos que não participaram da edição de 2018 (com acompanhamento), o curso é oferecido na modalidade “autogestionada” (sem acompanhamento das educadoras da Universidade Livre Feminista, mas contando com nosso suporte) para coletivos e organizações que tivessem interesse em realizar o curso em suas localidades. 

O curso é organizado em 5 trilhas:

  • Chegança
  • Trilha 1- Feminismo: para quê e para quem?;
  • Trilha 2 – Lutas das mulheres e feminismo: um pouco de história;
  • Trilha 3 – Gênero, raça e classe: Imbricações no/do cotidiano;
  • Trilha 4 – Feminismo e auto-organização das mulheres.

Em tempos de pandemia

Com a pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de atualizar os conteúdos e o formato do curso para o Instagram, o que resultou na Campanha educativa Feminismo com quem tá chegando, realizada em 2020. O propósito foi instigar a discussão feminista nessa rede social, com inspiração na proposta do curso.

VEJA MAIS AQUI


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil