... Feminismo negro e feminismo antirracista

Diálogos Feminismo negro e feminismo antirrascista

Ano: 2016 | Modalidade: Virtual
Temas: Antirracismo, Feminismo e auto-organização das mulheres, Gênero, raça e classe
Participantes: Mulheres organizadas em coletivos
Parcerias: Fórum Cearense de Mulheres, Coletiva de Luta Antirracista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), CESE-Coordenadoria Ecumênica de Serviços
Tipos de Atividades: Fóruns de debate mediados (moodle)

Sobre o curso

 

O Diálogo Virtual sobre “Feminismo negro e feminismo antirracista” foi uma inciativa que partiu do Fórum Cearense de Mulheres em conjunto com a Coletiva de Luta Antirracista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e teve apoio da CESE-Coordenadoria Ecumênica de Serviços. Este curso foi realizado na Plataforma da Universidade Livre Feminista entre abril e junho de 2016. Dele participaram mais de trinta ativistas da AMB, de diversos estados e regiões, para uma reflexão coletiva sobre os desafios de se construir um feminismo antirracista por um movimento de mulheres multirracial e pluriétnico.

Metodologia

A metodologia dos Diálogos Virtuais é um desdobramento dos Diálogos Feministas, iniciados pela Articulación Feminista Marcosur (AFM) e vem sendo aprimorada pela Universidade Livre Feminista há alguns anos para o ambiente virtual. Eles consistem em rodadas de reflexão e debate, em torno de um determinado tema ou conjunto de questões que desafiam o feminismo. Por cerca de quarenta e cinco dias um grupo de trinta a cinquenta mulheres se encontra virtualmente na Plataforma de Educação à Distância Feminista. Para estimular o diálogo e a troca de ideias entre as participantes, uma ou duas pessoas são convidadas a apontar inquietações, fazer provocações, agitar determinados assuntos ou questões para estimular a conversa entre as participantes. Ao final, faz-se uma síntese das principais questões refletidas e debatidas pelo grupo e pode-se apresentar novas que emergiram para serem encaradas noutro momento.

VEJA MAIS AQUI


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil