História

A história das lutas das mulheres e do feminismo remota há mais de 200 anos, sendo marcada por diversos momentos e fatos históricos marcantes. Geralmente, considera-se como marco da historiografia feminista a luta organizada das mulheres por igualdade de direitos e deveres durante a Revolução Francesa.

Mas se pensarmos na história do feminismo em um sentido mais amplo, considerando também os momentos em que mulheres, individual ou coletivamente, protestaram contra as diversas formas de dominação patriarcal (seja em suas vertentes racistas, capitalistas e heteronormativas ou não) e reivindicaram para si condições de vida melhores, essa história e os fatos que a marcam são muito mais diversos.

 

É esta perspectiva ampla que adotamos ao criar esta Linha do Tempo, onde apresentamos algumas datas importantes para que você conheça um pouco mais a história do movimento feminista e das lutas mulheres no Brasil e no mundo.

 

Nosso desejo é ampliar esta linha de forma colaborativa. Se você conhece algum fato que considera marcante para a luta e organização das mulheres, envie sua sugestão para contato@feminismo.org.br.
AVISO: Se a ferramenta da Linha do Tempo não estiver funcionando, é possível acessar a tabela de referência AQUI.

 

Esta linha do tempo foi gerada na TimelineJS, uma ferramenta de código aberto que permite que você construa visualmente cronogramas interativos e está disponível em 40 idiomas. Acesse o site e crie a sua. E se quiser usar as informações da nossa em algum evento de formação feminista, a tabela com todos os eventos está disponível AQUI.
– Para pesquisa de imagens, sugerimos a consulta Banco de Imagens Mulheres e Movimentos composto pelas fotografias do livro de mesmo nome, de autoria de Claudia Ferreira e Claudia Bonan.
– Para pesquisa de vídeos, especialmente sobre a temática racial, sugerimos a consulta ao CULTNE – Acervo digital de cultura negra.